Seja bem-vindo
São Miguel dos Campos,29/04/2025

  • A +
  • A -

Efeito Trump: Como a postura do ex-presidente impulsionou a vitória liberal no Canadá

Estratégia anti-Trump de Carney e receio da influência conservadora nos EUA foram cruciais para o resultado

NTTV.com.br
Efeito Trump: Como a postura do ex-presidente impulsionou a vitória liberal no Canadá 'O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos possuir. Isso nunca acontecerá', disse Mark Carney após vitória. — Foto: Getty Images via BBC

O Partido Liberal, liderado por Mark Carney, alcançou uma vitória notável nas eleições do Canadá, um resultado que, em grande medida, foi impulsionado pela postura de Donald Trump em relação ao país. A insistência de Trump em provocar o Canadá, inclusive com sugestões de que se tornasse o 51º estado americano, coincidiu com uma reviravolta surpreendente na sorte do partido de centro-esquerda.

Carney centrou sua campanha em alertar sobre a ameaça que Trump representa para a soberania canadense, acusando-o de querer "destruir" o país para se apropriar de seu território e recursos. Essa estratégia se provou eficaz, revertendo a vantagem que o Partido Conservador de Pierre Poilievre detinha nas pesquisas, em um contexto de insatisfação com a economia e o longo governo liberal de Justin Trudeau.

Apesar de Trump não demonstrar o mesmo desprezo por Carney que demonstrava por Trudeau, os interesses políticos dos EUA e do Canadá parecem destinados a divergir. Carney já sinalizou que buscará fortalecer os laços com a Europa, o que pode irritar o líder americano.

Carney prometeu iniciar negociações comerciais com Trump para evitar tarifas sobre as exportações de automóveis canadenses, que devem entrar em vigor em 3 de maio. A economia canadense, que depende fortemente das exportações para os EUA, corre o risco de uma guerra comercial.

Enquanto os canadenses votavam, Trump voltou a afirmar que a fronteira EUA-Canadá foi "traçada artificialmente" e que o país estaria melhor como um estado americano.

A ironia é que o foco de Trump no Canadá pode ter impedido que um político mais alinhado com suas prioridades conservadoras populistas, como Pierre Poilievre, chegasse ao poder. Poilievre defende um governo menor, redução de impostos e a produção de combustíveis fósseis, além de criticar a cultura "woke". Uma vitória conservadora teria sido vista como um sinal de que a eleição de Trump foi parte de um movimento global em direção a políticas conservadoras e anti-imigração.

"Canadá em 1º, nunca 51º", diz faixa em um protesto contra Donald Trump. — Foto: Getty Images via BBC

Em resumo, a vitória de Carney e do Partido Liberal no Canadá foi, em grande parte, uma reação à postura de Donald Trump, que acabou impulsionando a centro-esquerda no país.

CURIOSIDADE

O Canadá não faz parte dos Estados Unidos. O Canadá é um país independente na América do Norte, com sua própria Constituição, governo e cultura, e faz fronteira com os Estados Unidos ao sul e com o Alasca a oeste. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.